Vai vir ou vai vim
A expressão correta é encontrada no termo vai vir. A forma vai vim está incorreta e não deve ser utilizada na língua portuguesa, principalmente na linguagem escrita.
Em alguns contextos informais da oralidade pode-se utilizar vai vim, mas essa não é uma expressão correta de acordo com as regras da gramática normativa.
Vai vir
A expressão vai vir é uma locução verbal formada por um verbo principal e um verbo auxiliar. Todas as locuções verbais apresentam esse formato e são constituídas por, no mínimo, dois verbos.
A locução verbal vai vir é formada pelo verbo auxiliar ir e pelo verbo principal vir. A locução assume o sentido do verbo principal assim, a expressão vai vir, indica a ação de dirigir-se ou ser levado de um lugar para outro.
Exemplos com vai vir
- Amanhã ela vai vir para a Bahia.
- Será que João vai vir para a festa?
- Como sei se o carro vai vir em minha direção?
Locuções Verbais
Como vimos, as locuções verbais são formadas por, no mínimo, dois verbos. Há algumas regras para a formação das locuções.
Nas locuções verbais conseguimos distinguir qual é o verbo auxiliar e qual é o verbo principal pela forma em que eles são conjugados.
O verbo auxiliar de uma locução pode aparecer conjugado em qualquer pessoa, tempo e modos gramaticais.
O verbo principal, por sua vez, só pode aparecer na forma infinitiva (terminação em -ar, -er, -ir), na forma de gerúndio (terminação
em -ando, -indo,) ou na forma do particípio (terminação -ado, ido).
No caso da locução vai vir, o verbo auxiliar ‘ir’ está conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (ele vai). E o verbo principal ‘vir’ está na sua forma infinitiva.
Exemplos de locuções verbais
- Vai chover. (locução verbal com verbo no infinitivo)
- Está caindo. (locução verbal com verbo no gerúndio)
- Tinha andado. (locução verbal com verbo no particípio)
É esta regra gramatical que explica o porquê de se usar o termo vai vir e não a expressão vai vim. Entretanto, é importante perceber que a palavra vim existe e está escrita de forma correta.
O termo vim é a forma verbal do verbo vir quando conjugado na primeira pessoa do singular do tempo passado no modo indicativo (eu vim), mas não deve ser utilizada desse modo quando fizer parte de uma locução verbal.
Quando deseja-se utilizar o verbo vir na primeira pessoa do singular no tempo passado e sem um verbo auxiliar é correto usar a palavra vim. Observe:
- Ontem eu vim para a aula de bicicleta.
- Eu já vim aqui várias vezes.