Último ou ultimo
As palavras último e ultimo estão escritas de forma correta e ambas existem na ortografia da língua portuguesa. A diferença entre as grafias dessas palavras se encontra no uso ou não do acento agudo.
Essa simples distinção na acentuação das palavras muda totalmente o sentido delas e, consequentemente, altera a forma de usá-las.
Último
A palavra último, escrita com o acento agudo na primeira sílaba, pode ser classificada como um adjetivo ou um substantivo masculino de acordo com a forma pela qual ela é usada na frase.
Atuando como um adjetivo ou como um substantivo seu sentido não se altera muito: a palavra último caracteriza algo que se situa ou vem depois de todos os demais em uma sequência.
Outros significados possíveis são: algo que ocorreu anteriormente a outra coisa, algo ou alguém que ocupa o lugar mais baixo; algo moderno e atual, entre outros.
Exemplos com último
- Ficamos com o último lugar do auditório.
- Comprei a última blusa da loja.
- O seminário de hoje foi mais interessante do que o último.
- Comprou um computador de última qualidade.
- Essa é a última moda em São Paulo.
- Aquiles atingiu a última glória. (sentido de superior, supremo)
- Dei minha última palavra, não mudarei de ideia.
Ultimo
A palavra ultimo, sem o uso do acento agudo, é uma das formas conjugadas do verbo ultimar. O verbo ultimar indica o ato chegar ao fim, de concluir ou finalizar algo.
Também tem o sentido de indicar o ajuste definitivo de um negócio.
A forma ultimo é obtida quando o verbo ultimar é conjugado na primeira pessoa do singular do presente no modo indicativo (eu ultimo).
Exemplos com ultimo
- Hoje eu ultimo os preparativos para a exposição de quadros modernistas que será aberta na próxima semana.
- Hoje ultimo a venda do meu carro!