Terçol ou tersol
Por mais inusitado que pareça, essas duas palavras existem na língua portuguesa e podem ser usadas, mas há diferenças no que diz respeito ao significado de cada uma e, por isso mesmo, as aplicações variam, bem como o contexto de uso.
Terçol
O substantivo de maior conhecimento geral é terçol, com ç. O nome expressa a inflamação que ocorre nos olhos ou nas pálpebras e que causa coceira, inchaço, leve dor e vermelhidão no local.
Exemplos com terçol
- Voltei da viagem com terçol no olho direito.
- Nunca deixe de cuidar de seus olhos em caso de terçol.
- Estou com bastante coceira e um pouco de dor no olho esquerdo. Vou ao médico amanhã ver se não é caso de terçol.
- Durante a missa, percebi que o padre não secou as mãos no tersol e sim em outra toalha.
- Precisamos comprar um tersol novo para a celebração da missa de Natal.
- Apenas o padre pode fazer uso do tersol.
A origem do vocábulo terçol ainda não é totalmente definida, mas há especialistas que apostam que o termo deriva de tertiolus ou de triticeus, termos latinos usados com o sentido de trigo e que podem ter sido usado para expressar terçol devido à semelhança do formato entre o grão de trigo e a inflamação, entretanto, não há uma linha única de pensamento e a etimologia segue sem definição específica.
Tersol
Pouco usado e de contexto extremamente centrado, tersol, com s, é o nome que se dá ao lenço ou toalha utilizado pelos padres durante a celebração da missa para secar as mãos. Nascido do adjetivo latino tersus, o significado original é de limpo ou puro.
Exemplos com tersol
Terçol e tersol possuem o mesmo som, mas grafia e sentidos diferentes. Quando isso ocorre, dizemos que há homofonia entre os substantivos, situação que ocorre com outros pares como sinto e cinto, cela e sela, acento e assento, entre várias opções.