Sortir ou surtir
Os dois verbos existem na língua portuguesa e podem ser usados em qualquer tempo ou modo verbal, mas seus sentidos e aplicações são diferentes, não constituindo relação sinonímica.
Sortir
Sortir, forma verbal proveniente do termo latino sortire, carrega dois sentidos principais: prover, abastecer de produtos ou mercadorias e misturar, mesclar, combinar elementos diferentes num mesmo espaço, embalagem, área.
Exemplos com sortir
- É preciso sortir os doces para que todas as crianças recebam embalagens com produtos variados.
- Visitei a família de Suzana no último fim de semana. Os armários da cozinha estavam tão vazios que sortirei a dispensa deles nos próximos dias.
- Fabiana sempre foi uma pessoa bastante eclética no que diz respeito a gosto musical. Ela ama sortir todos os estilos.
- No Dia das Mães, fizemos uma linda festa. Todas as mulheres ganharam belas cestas com produtos de beleza sortidos.
Vemos que, mesmo com dois sentidos diferentes, a forma do verbo sortir permanece a mesma, sendo necessária a análise do contexto para compreendermos qual dos dois significados está sendo aplicado em cada uma das frases.
Surtir
O verbo surtir não tem uma etimologia exatamente definida, mas alguns especialistas acreditam que a raiz da palavra também seja o termo latino sortire e que a mudança de grafia da vogal o para u, bem como a alteração de sentido aconteceriam por conta da evolução natural da língua ao longo dos séculos. Quanto ao significado, surtir expressa obter resultados, alcançar metas, conseguir, originar.