Sede ou cede
As duas palavras, sede e cede, estão escritas corretamente. No entanto, a diferença entre essas duas palavras se encontra principalmente no que se refere aos seus significados e as situações em que deverão ser utilizadas.
Sede
A palavra sede é classificada como um substantivo, pois serve para nomear o ato ou ação de beber. Sua pronúncia deve ocorre com o e fechado na sílaba inicial.
Outros sentidos também podem ser utilizados para essa palavra, podendo indicar o sentido de localização de uma empresa, cidade ou comércio. Neste caso, a pronúncia do e na sílaba inicial deve ser aberto.
Por outro lado, o vocábulo sede também poderá ser uma das formas verbais do verbo sedar, quando o mesmo estiver flexionado.
Exemplos com sede
- Estou com muita sede, pois faz muito calor.
- A sede da empresa ficará fechada durante o feriado.
- Sede o paciente e o prepare para o procedimento.
Cede
Já a palavra cede se apresenta como uma das formas verbais do verbo ceder e deverá ser pronunciado com o som fechado da letra e.
Essa palavra é encontrada quando conjugamos o verbo ceder na primeira pessoa do singular do tempo presente do modo indicativo, podendo ser flexionado também na segunda pessoa do imperativo. Esse verbo indica geralmente a ação de abrir mão de algo.
Exemplo com ceder
- Carlos cede o direito de fala durante a reunião.