Faz dois dias ou fazem dois dias
A forma correta de escrita e pronúncia da expressão é faz dois dias, com o verbo fazer no singular. A expressão fazem dois dias está gramaticalmente incorreta e não deve ser utilizada.
Verbo fazer
O verbo fazer pode assumir diferentes sentidos dependendo do contexto em que é utilizado. O mais comum indica o ato de produzir algo através de determinada ação, sendo sinônimo de realizar e obrar. Contudo, o verbo fazer também é muito utilizado para indicar tempo decorrido ou fenômenos meteorológicos. Nesses casos, o verbo fazer é impessoal, isto é, não apresenta sujeito determinado e é sempre usado na terceira pessoa do singular: faz, fazia, fez. Assim, o verbo fazer não pode ser conjugado no plural na expressão “faz dois dias”.
Faz dois dias
A expressão faz dois dias indica que decorreram, isto é, passaram dois dias após determinada data. Assim, descreve a passagem do tempo e deve ser escrita com o verbo fazer no modo impessoal (3ª pessoa do singular).
Exemplos com faz dois dias
- Faz dois dias que chegamos.
- Hoje faz dois dias que me formei.
- Conheci-o faz dois dias e o achei muito legal.
- Isto aconteceu faz cerca de oito anos.
A expressão faz dois dias indica a passagem do tempo em relação ao momento presente da frase, mas o verbo também pode ser utilizado para indicar a mesma passagem de tempo em relação ao passado:
- Fazia três meses que não chovia.
- Fez ontem cinco anos que me formei.
- Ontem fez sol durante todo o dia.