Recesso ou ressesso
As palavras recesso e ressesso estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, são palavras de classes gramaticais diferentes e que possuem significados diferentes. Recesso é um substantivo e ressesso é um adjetivo.
Recesso
A palavra recesso é classificada morfologicamente como um substantivo cujo significado designa um recanto ou retiro, isto é, um lugar retirado, afastado. De maneira similar, pode também designar um local íntimo e resguardado. Indica ainda o período durante o qual os poderes legislativo e judiciário não trabalham e, por extensão, passou também a designar o período de férias de qualquer órgão público, instituição ou indivíduo.
De maneira figurada, recesso também pode indicar a parte mais íntima de um ser, sendo sinônima de âmago e essência.
Exemplos com recesso
- É preciso levar a educação por todos os recessos do país.
- No recesso de seu quarto, a garota passava os dias lendo.
- O judiciário permanece e recesso.
- Terei um recesso de 15 dias do trabalho.
- Para que convivamos bem em sociedade é preciso que cada um conheça seus próprios recessos.
Ressesso
A palavra ressesso é um adjetivo que caracteriza uma comida que não é fresca e encontra-se dura e seca. Ressesso é uma palavra pouco utilizada pelos falantes de língua portuguesa no Brasil, contudo é uma palavra de uso muito comum em Portugal. Além disso, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras registra o vocábulo ressesso.
Exemplos com ressesso
- Esses pães são de dias atrás e já estão ressessos.
- Não há nada mais desagradável do que um bolo ressesso.