Quieto ou queto
A forma correta de escrita e pronúncia da palavra é quieto, com o ditongo ie. A forma queto está incorreta e não deve ser utilizada.
Quieto
A palavra quieto é classificada morfologicamente como um adjetivo. Desse modo, é uma palavra utilizada para caracterizar ou qualificar o termo ao qual se refere.
Utilizamos a palavra quieto sempre que desejamos nos referir a algo que não se move, que se encontra parado e inerte. Pode também assumir o sentido de qualificar alguém que demonstra comedimento no agir, bem como aquilo que acontece sem ruído, de modo calmo e sereno.
Exemplos com quieto
- Hoje meu cachorro está muito quieto.
- Existem muitas pessoas que são quietas e não gostam de falar.
- O bairro está quieto, não ouço nenhum barulho.
- Gosto quando o mar fica quieto.
- Quero levar um vida quieta, sem problemas e agitações.
A palavra quieto é originada do latim quietu e, por isso, deve ser escrita com a letra i. As palavras cognatas de quieto também serão escritas com a letra i: quieta, quietude, inquietação, quietamente,…
Queto
A palavra queto se refere a um povo e reino da República de Benin, na fronteira com a Nigéria, na África. A palavra queto não é tão utilizada no cotidiano da língua portuguesa, mas ela existe e está correta ortograficamente quando é utilizada para nomear um povo específico.