Quando ele vir ou quando ele vier
Ambas as expressões contidas no título estão corretas, entretanto, cada uma faz referência a um verbo e deve, por isso, ser usada em situações diferentes, de acordo com aquilo o que se quer expressar.
Quando usar quando ele vir?
Quando ele vir é forma conjugada do verbo ver, sinônimo de enxergar, aqui no paradigma correspondente à terceira pessoa do singular do tempo do futuro do modo subjuntivo. O modo subjuntivo expressa possibilidades, hipóteses, no pretérito (passado), presente ou futuro.
Exemplos com vir
- Quando ela vir a bagunça que o filho fez na sala que ela acabou de arrumar, certamente, ficará muito brava (vir: sinônimo de enxergar, olhar).
- Só assinaremos o contrato quando nós virmos toda a documentação.
- Se eu vier aqui no próximo ano, trarei presentes a todos.
Importante salientar que o advérbio quando não faz parte da conjugação, mas é um recurso para nos auxiliar a conjugar corretamente e trazer a forma de tal tempo à memória com mais eficiência. É possível também utilizarmos a conjunção se ao invés de quando, com o mesmo efeito.
Quando usar quando ele vier?
Já quando ele vier faz referência à forma conjugada em terceira pessoa do singular, também do futuro do subjuntivo, porém dessa vez com o verbo vir, oposto a ir.
Exemplos com vier
- Quando eu vier novamente ao Rio de Janeiro, visitarei o Pão de Açúcar.
- Se ele vier mais cedo do que o previsto, encontrará as portas fechadas.
- Tragam-me um novo casaco quando vocês vierem novamente ao Brasil.
Veja também: se eu ver ou se eu vir