Procurasse ou procura-se

As formas verbais procurasse e procura-se estão corretas, mas são usadas de formas distintas.

Procurasse e procura-se são duas maneiras conjugadas do verbo procurar. Ambas estão corretas, mas são usadas de formas distintas. Procurasse é o verbo conjugado na 1.ª ou da 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Procura-se é a forma verbal indicativa da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal ou com a partícula apassivadora se.

Procurasse

O verbo procurar tem o significado de indicar o ato de executar as ações necessárias para tentar encontrar algo, bem como o de fazer pesquisa para descobrir algo, sendo sinônimo de investigar, pesquisar, buscar etc.

Procurasse é o verbo conjugado na 1.ª ou da 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Esse tempo e modo verbal são utilizados para indicar acontecimentos que estão condicionados por outros, bem como probabilidades e desejos.

Exemplos com encontrasse

  • Será que se eu procurasse com mais empenho acharia meus pertences?
  • Talvez se você não procurasse tanto a felicidade seria mais feliz.

Procura-se

Procura-se é o verbo conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal ou com a partícula apassivadora se. Usamos o presente do indicativo para indicar uma ação que ocorre no exato momento da sua narração, bem como uma característica do sujeito ou um estado permanente de uma situação.

A partícula se pode ser utilizada como conjugação pronominal ou como partícula apassivadora. Ao desempenhar o papel de conjugadora pronominal, a partícula faz o verbo referir-se a terceira pessoa do singular:

Procurar: conjugação pronominal – presente do indicativo

(Eu) procuro-me
(Tu) procuras-te
(Ele) procura-se
(Nós) procuramo-nos
(Vós) procurais-vos
(Eles) procuram-se

Como partícula apassivadora o se é utilizado para passar a oração da voz ativa para a voz passiva, isto é, faz com que o objeto direto da oração na voz ativa passe a assumir a função de sujeito na oração na passiva. Assim, o objeto direto passa a sofrer a ação verbal.

Exemplos – conjugação pronominal

  • Ele procura-se em sua interioridade para compreender suas inquietações.

Exemplos – partícula apassivadora

  • Procura-se compradores.
  • Procura-se voluntários para participar de uma pesquisa.

Procurasse x procura-se

Há algumas características que podem ajudar a distinguir as formas procurasse e procura-se. Primeiramente, a pronúncia dessas palavras é diferente. Em procurasse, a sílaba tônica é ra (pro-cu-RA-sse) e em procura-se a sílaba tônica é cu (pro-CU-ra-se).

Outra distinção importante é que, no caso de procura-se, pelo fato do se ser uma partícula indicativa de algo, o se poderá ser deslocado da palavra. Quando desempenha a função de pronome, a partícula se pode ser colocada antes do verbo caso haja uma negação na frase. Quando desempenha função de partícula apassivadora, o se pode ser suprimido da palavra caso passemos a oração da voz passiva sintética para a voz passiva analítica.

Exemplos

  • Ele não se procura em sua interioridade para compreender suas inquietações.
  • Voluntários são procurados para participar de uma pesquisa.

Veja também: encontrasse ou encontra-se.