Proativo ou próativo
No português brasileiro, após o Novo Acordo Ortográfico de janeiro de 2009, temos a admissão enquanto termo correto da palavra apenas proativo, com o prefixo pro- e o adjetivo ativo juntos e sem acento. Próativo é incorreto e deve ser abolido do vocabulário de quem faz uso do português.
Proativo, derivado do termo em língua inglesa proactive, é usado para definir alguém que age antecipadamente a fim de evitar problemas futuros, resolvendo-os e criando soluções de forma adiantada.
Exemplos com proativo
- João é um funcionário bastante proativo, por isso, é importante mantê-lo na empresa.
- Gostaria que Eliana fosse mais proativa, normalmente, ela não tem disposição para formar perspectivas.
- Temos vários colaboradores proativos aqui e é por essa razão que o empreendimento não para de crescer.
O adjetivo proativo cria dúvidas com relação à sua grafia pois antes do último Acordo Ortográfico de 2009 a forma correta era pró-ativo, entretanto, com as alterações promovidas pela nova lei, pró-ativo tornou-se pouco usual, apesar de correto. Em Portugal, entretanto, ainda é bastante comum vermos a presença do termo escrito como nas frases acima.
Existem duas regras que norteiam a escolha de proativo ou pró-ativo e ambas estão relacionadas ao entendimento que se dá ao prefixo pro-. Se entendermos a pronúncia de pro- com som aberto (tônico), ele levará acento agudo e, assim, teremos, necessariamente, pró-ativo, entretanto, também podemos entendê-lo com som fechado (átono) e aí teremos proativo
Isso justifica também as diferenças entre Brasil e Portugal. No Brasil, a pronúncia de pro costuma ser fechada (proativo), enquanto em Portugal, a forma de se falar costuma ser aberta (pró-ativo).
Não há, contudo, acordo entre os gramáticos, já que há grupos que defendem que a única forma aceitável é proativo no português brasileiro.
Proativo tem por substantivo o termo proatividade, da mesma forma grafado com pro + atividade juntos e sem acento.