Prezo ou preso
As palavras prezo e preso estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, são palavras de classes gramaticais diferentes e que têm significados diferentes.
Prezo
A palavra prezo é a forma do verbo prezar conjugado na 1ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo. O verbo prezar expressa o sentimento de alta consideração e respeito por algo ou alguém, é sinônimo de estimar e respeitar. Também indica o desejo de querer algo para si, sendo sinônima de desejar e almejar. O verbo prezar pode também designar o sentimento de orgulho de si mesmo e de amor-próprio.
Exemplos com prezo
- Eu prezo muito os meus pais.
- Prezo meu bem-estar mental e, por isso, faço terapia.
- Prezo pela sua felicidade!
Preso
A palavra preso pode ser empregada como um substantivo e como um adjetivo. No primeiro caso, designa o indivíduo que está encarcerado numa prisão, bem como o indivíduo detido ou capturado por agentes da autoridade policial ou judicial para procedimento posterior.
Como adjetivo caracteriza algo ou alguém que está encerrado num local fechado. A palavra também é utilizada para indicar que algo está fixado ou unido a outra coisa, sendo sinônima de colado, ligado e atado. De maneira figurada, designa um estado de ligação psicológica ou espiritual à algo. Ainda figuradamente designa um estado de extrema impressão pelas qualidades de algo ou alguém, sendo o mesmo que obcecado e enleado.
Exemplos com preso
- Há muitos presos no Brasil. (substantivo)
- O preso tentou fugir. (substantivo)
- Ficou toda a manhã preso no apartamento. (adjetivo)
- O quadro está preso a uma corrente. (adjetivo)
- Passou a vida preso à figura onipresente do pai. (adjetivo)
- Estava preso pelo fascínio que a música lhe provocava. (adjetivo)
Veja também: presar e prezar, presado e prezado.