Precisão ou precisam
As palavras precisão e precisam estão escritas corretamente e seu uso é facilmente encontrado no vocabulário da língua portuguesa.
A variação entre as duas palavras está no significado de cada uma delas, uma vez que apresentam sentidos diferentes e que dependem do contexto da situação para serem utilizadas.
Precisão
A palavra precisão, grafada com -ão, é classificada como um substantivo. Não se deve confundir essa expressão com uma das formas verbais do verbo precisar (precisam).
Precisão apresenta o sentido de coisa exata e de rigorosidade no registro ou definição de algo, bem como excelência na execução de algum trabalho. O termo é sinônimo de palavras como exatidão ou perfeição.
Também pode apresentar o sentido de ausência, quando se refere a falta ou insuficiência de algo para alguém, como alimento ou dinheiro.
A palavra pode ser utilizada em duas situações diferentes.
Exemplos com precisão
Sentido de exatidão ou pontualidade
- Não tenho precisão da hora em que tudo aconteceu.
- A precisão de Carlos na realização do trabalho é impressionante.
Sentido de necessidade ou carência
- Isso acontece não porque quer, mas a precisão deles é muita.
- Alegou como motivo do furto, a sua extrema precisão de comida.
Precisam
A palavra precisam, por sua vez, é classificada como verbo. Essa palavra é oriunda da flexão do verbo precisar na terceira pessoa do plural do tempo presente no modo indicativo.
O verbo precisar tem como significado o mesmo que necessitar de algo ou de alguma coisa.
Exemplos com precisam
- Os alunos precisam estudar se quiserem passar na prova.
- Os sócios precisam entrar em um acordo sobre o negócio.
A confusão quanto ao uso das duas palavras pode ser explicada devido a terminação da palavra precisão que, como é terminada em -ão, pode levar alguns falantes a pensar que é uma forma verbal indicativa de ação futura.
Como vimos, as duas palavras apresentam classes gramaticais e sentidos totalmente diferentes.