Por ou pôr
As palavras por e pôr estão escritas corretamente e ambas existem na língua portuguesa. Essas palavras possuem significados e usos distintos e é importante conhecer seus sentidos para evitar erros de escrita.
Por
A palavra por, escrita sem o acento, é classificada morfologicamente como uma preposição.
As preposições são termos utilizados nas frases para estabelecer relações entre dois ou mais termos das orações. Também são preposições: a, ante, após, até, com, contra, desde, em, para etc.
A preposição por pode ser empregada com diferentes sentidos nas frases. O sentido assumido pela preposição irá depender do contexto do enunciado.
Alguns dos sentidos que a preposição pode assumir são: através ou sobre algo; perto de algum lugar; por causa de alguma coisa; a dependência de algo; um espaço de tempo; a maneira de fazer algo; a busca de alguma coisa; uma divisão em partes, entre outros.
Exemplos com por
- Os adolescentes entram na escola por aquela janela.
- Durante a viagem passamos por João Pessoa.
- A democracia no mundo está por um fio.
- Viajamos por sete dias.
- Escreva a data do seu nascimento por extenso.
- Jovita procurou muito por uma vaga de emprego.
- Vamos dividir a pizza por quatro.
Pôr
A palavra pôr, escrita com acento circunflexo, é a forma infinitiva do verbo pôr.
O verbo pôr é um verbo extremamente irregular e apresenta várias alterações no seu radical quando conjugado: eu ponho, eu punha, se eu pusesse,… Ele é acentuado em sua forma infinitiva para ser diferenciado da proposição por: É para pôr(verbo) por(preposição) cima.
Apesar disso, os verbos derivados de pôr não são acentuados, como: compor, dispor, depor, repor etc.
Assim como a preposição por, o verbo pôr possui muitos e variados sentidos. Ele pode ser utilizado em diversos contextos e assumir significados diferentes.
Alguns dos seus significados são: fazer um relato com descrição; afirmar com certeza; deslocar ou transportar algo para algum lugar; colocar ou pendurar algo em outra coisa ou numa pessoa; incluir algo em outra coisa já existente; montar ou instalar algo; dispor alguma coisa em certa posição; sobrepor ou espalhar algo em outro objeto ou em alguém; descansar ou firmar algo sobre outra coisa; contribuir como uma quantia etc.
O verbo pôr ainda pode assumir muitos outros significados, ele é um verbo muito versátil e muito utilizado na língua portuguesa.
Exemplos com pôr
- Vou pedir para ele pôr todos os fatos com minúcias.
- Ponho que os alunos farão um bom trabalho. (certeza)
- Vou pôr a cesta de frutas sobre a mesa.
- Precisamos pôr a roupa no varal.
- Vamos pôr o seu nome na lista, não se preocupe.
- Já puseram internet lá em casa.
- Você tem que pôr o creme dental na escova, não no dedo.
- Vou pôr os pés para cima e descansar até amanhã.
- Por favor, ponha cinquenta reais para a festa.