Plural de venho
A palavra venho corresponde à conjugação do verbo vir na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu venho). O seu “plural”, portanto, é a forma verbal correspondente à 1.ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós vimos.
Veja também: veio ou venho?
Vir: um verbo bem irregular
O verbo vir possui uma conjugação bastante irregular. Ele sofre alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Veja, a seguir, como as formas conjugadas do verbo vir no presente do indicativo são diferentes entre si e como também diferem da conjugação da maioria dos verbos nesse mesmo tempo verbal.
- Eu venho (1.ª pessoa do singular);
- Tu vens;
- Ele/ela/você vem;
- Nós vimos (1.ª pessoa do plural);
- Vós vindes;
- Eles/elas/vocês vêm.
A forma correspondente à 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu venho) possui uma estrutura bem atípica, se assemelhando somente aos derivados de vir (intervir, convir, etc.) e ao verbo ter e seus derivados (reter, conter, etc.) conjugados nessa mesma pessoa e nesse mesmo tempo verbal.
- eu venho, eu intervenho, eu convenho, eu tenho, eu retenho, eu contenho.
A forma correspondente à 1.ª pessoa do plural do presente do indicativo (nós vimos), por sua vez, possui uma estrutura típica de verbos da 3.ª terminação (-ir) conjugados nessa mesma pessoa e nesse mesmo tempo verbal.
- vir: nós vimos;
- ouvir: nós ouvimos;
- seguir: nós seguimos;
- partir: nós partimos;
- etc.