Plural de pôr do sol
O plural de pôr do sol é pores do sol. O substantivo masculino pôr do sol designa o momento do dia em que o sol deixa de aparecer no horizonte.
Exemplos com pores do sol
- Vi belos pores do sol em minha vida.
- Em minha opinião, os pores do sol são mais bonitos do que os nasceres do sol.
- Pores do sol foram fotografados do espaço.
Formação do plural
Na língua portuguesa há dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular indica apenas um ser e o plural indica dois ou mais seres.
A regra geral de formação do plural postula que basta acrescentar a letra s à palavra no singular: casa/casas; cadeira/cadeiras; planta/plantas etc. Contudo, as palavras compostas têm algumas regras para a formação de seus respectivos plurais.
Plural de palavras compostas
Existem regras específicas para a formação do plural de palavras compostas. As palavras compostas são aquelas formadas por mais de um radical, isto é, por mais de uma palavra.
As regras de formação do plural dessas palavras variam de acordo com a classe gramatical dos radicais formadores da palavra, de modo que pode ocorrer a flexão dos dois elementos que formam a palavra, a flexão apenas do primeiro ou segundo elemento ou ainda a não flexão dos elementos.
No caso da palavra pôr do sol, a palavra pôr não é considerada um verbo pois encontra-se substantivada (é precedida por um determinante e desempenha função sintática de substantivo). As regras de formação do plural de palavras compostas determinam que quando a palavra é formada por um substantivo + preposição + substantivo varia-se apenas o primeiro elemento da palavra composta: água-de-colônia – águas-de-colônia
Exemplos
- pores do sol;
- nasceres do sol;
- pés de moleque;
- …
Veja também: plural de ar-condicionado.