Plural de perto
Como advérbio, a palavra perto não varia quanto ao plural. Como adjetivo, a forma plural da palavra perto é pertos. A palavra perto normalmente funciona como advérbio, indicando que a ação ou o objeto descritos estão próximos, espacial ou simbolicamente, do falante ou de um objeto da oração. Raramente, porém, a palavra perto é usada como adjetivo, designando aquilo que é próximo, contíguo, íntimo.
Perto: advérbio
A palavra perto, na maioria das vezes, funciona como advérbio de lugar. Ou seja, ele estará sempre se referindo ao verbo, à ação abordada na oração, ou, no caso de um verbo de ligação, à aparência ou estado do sujeito da oração.
Advérbios são sempre invariáveis, inclusive quanto ao número gramatical. Desse modo, o advérbio perto não irá concordar com o sujeito ou o objeto da oração se estes estiverem no plural.
- Ela mora perto de mim.
- Elas moram perto de mim.
- Você está perto do Centro?
- Vocês estão perto do Centro?
Perto: adjetivo
No discurso informal, no entanto, a palavra perto é algumas vezes usada como adjetivo. Esse uso se baseia na assimilação com a palavra próximo, que pode funcionar como advérbio e como adjetivo. Concebida como adjetivo, é possível atribuir-lhe o plural pertos. Nesse caso, ela segue a regra comum de formação do plural para palavras terminadas em vogal (adição da consoante s).
- Meus avós moram perto de mim. = Meus avós moram próximo de mim. (advérbios de lugar, invariáveis)
- Meus avós são pertos de mim. = Meus avós são próximos de mim. (adjetivos, variáveis em gênero e número).