Plural de navio-escola
A forma plural de navio-escola pode ser navios-escola ou navios-escolas. O substantivo composto navio-escola designa um navio que serve para a instrução de estudantes da Marinha.
Exemplos
- Os navios-escola zarparam pela manhã.
- Os navios-escolas zarparam pela manhã.
- Os navio-escola aportaram em Salvador.
- Os navios-escolas aportaram em Salvador.
Formação do plural
Nas palavras compostas a regra do plural é, de modo geral, complexa. Pode haver tanto a flexão de apenas um dos termos que as compõem, de todos os termos que as compõem ou, ainda, de nenhum dos termos.
No caso de palavras formadas por dois substantivos, o mais comum é que os dois termos sejam flexionados no plural. Isso se explica pelo fato de substantivos já serem naturalmente palavras flexionáveis quanto ao número gramatical. A palavra navio-escola admite essa possibilidade.
- navio-escola – navios-escolas;
- mestre-sala – mestres-salas;
- decreto-lei – decretos-leis.
Por outro lado, é possível que, em palavras formadas por dois substantivos, apenas o primeiro vá para o plural. Isso ocorre quando o segundo termo apenas específica o primeiro, sobre o qual recai a maior parte do sentido da palavra. Alguns gramáticos admitem essa possibilidade para a palavra navio-escola.
- navio-escola – navios-escola;
- homem-bomba – homens-bomba;
- cachorro-vinagre – cachorros-vinagre.
Porém, ainda não há consenso quanto à procedência dessa regra, pois é difícil precisar em qual situação o segundo termo da palavra apenas contribui para o sentido do primeiro termo, e quando os dois termos contribuem igualmente para o sentido da palavra como um todo.