Plural de mel
A forma plural da palavra mel pode ser méis ou meles. O substantivo mel designa uma substância viscosa e adocicada que as abelhas produzem a partir do néctar. No sentido figurado, designa algo muito agradável e a qualidade de alguém doce, agradável, simpático.
Exemplos
- Provei todos os méis do estoque;
- Você tem muitos méis para ofertar;
- Os méis dessas abelhas são diferentes.
Formação do plural
A regra geral de formação do plural no português é acrescentar um s ao final da forma singular. Mas em diversos casos essa regra não se aplica.
No caso de substantivos terminados por -al, -el, -ol e -ul, a regra geral de formação do plural é substituir o l e acrescentar -is. A palavra mel admite essa possibilidade.
- mel – méis;
- gel – géis;
- sol – sóis;
- aluguel – aluguéis;
- azul – azuis.
Diferente da forma singular, o plural, méis, recebe um acento agudo, pois os ditongos abertos de palavra oxítonas continuam a ser acentuados, segundo o Novo Acordo Ortográfico.
Plural com -es
A palavra mel, no entanto, admite ainda outra possibilidade de formação do plural. Essa possibilidade também se aplica a outras palavras terminadas por l, especialmente as terminadas em -il. Trata-se, aqui, do acréscimo de -es ao final da forma singular.
- mel – meles;
- gel – geles;
- til – tiles;
- cônsul – cônsules;
- mal – males.