Plural de juiz
A forma plural da palavra juiz é juízes. O substantivo juiz designa um oficial de justiça que preside julgamentos, emite condenações, ordens de prisão, entre outros atos jurídicos. Por extensão, designa aquele que decide ou tem o poder de decisão numa questão qualquer. É também muito usado para se referir ao árbitro de uma competição esportiva, sobretudo no futebol.
Veja também: juiz ou juíz?
Exemplos
- Os juízes da primeira instância não tiveram aumento salarial.
- Vocês sãos os juízes dos seus próprios destinos.
- Os catalães querem ser os juízes de seu próprio destino.
Formação do plural
No português, a regra geral de formação do plural para palavras terminadas em z é adicionar a terminação -es à forma singular. É assim que se forma o plural da palavra juiz.
- juiz – juízes;
- chafariz – chafarizes;
- nariz – narizes;
- arroz – arrozes;
- gravidez – gravidezes.
Por que juízes tem acento?
Diferentemente do singular, juiz, que não é escrito com acento agudo, o plural juízes é escrito com acento agudo. A acentuação da palavra juízes pode ser fonte de dúvidas, já que se trata de uma palavra terminada em s. Sendo as palavras terminadas em s naturalmente paroxítonas (veja as palavras chafarizes e narizes, listadas acima), de onde vem a necessidade de acentuar juízes?
Juízes recebe um acento agudo por conter um hiato u-i. Hiatos ocorrem quando duas vogais encontram-se contíguas numa palavra, mas separadas em sílabas diferentes. No caso de juízes, é necessário acentuar a letra i, pois o natural é que se lesse o encontro vocálico ui como um ditongo.
Se a palavra juízes não fosse acentuada, teríamos um ditongo (jui-) e não um hiato (ju–í-). Nesse caso, a palavra teria apenas duas sílabas (jui-zes), em vez de três (ju-í-zes), e a sílaba tônica seria jui-, em vez de -í-.
Confira abaixo outras paroxítonas com hiato que também terminam em s. Perceba que todas são acentuadas.
- caístes; raízes; saístes; saímos; caímos; saúdes; amiúdes; alaúdes; ataúdes; etc.