Plural de habitat
A forma plural mais recomendada da palavra habitat é habitat. O substantivo habitat designa o ambiente onde, devido às suas condições geográficas, ecológicas, uma espécie naturalmente habita, procria, etc.
Exemplos
- Os vales e as montanhas são habitat bem distintos.
- Os habitat ideais para o flamingo ainda estão sendo estudados.
- Nossos habitat são muito semelhantes.
Formação do plural
A palavra habitat é um estrangeirismo de origem latina. Ou seja, é uma palavra própria do latim, que foi inserida no português sem alterações em sua escrita. Até o Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor, em 2009, havia forma hábitat, com acento, muito contestada pelos gramáticos, por se tratar de um aportuguesamento parcial, impuro.
Não há consenso quanto à formação do plural da palavra habitat. Se se seguisse o princípio de formação do plural do seu idioma de origem, como é costume nos estrangeirismos, teríamos o plural habitant. Essa forma, no entanto, não é utilizada.
É bem difundido o uso do plural habitats, que segue uma lógica de formação do plural típica do português. Isso ocorre com outros estrangeirismos, como pizza (plural pizzas, e não pizze, como no italiano) e mouse (e não mice, como no inglês).
Recentemente, no entanto, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras, estabeleceu a diretriz de que estrangeirismos latinos terminados em t, como habitat, superavit e deficit, ficam invariáveis quanto ao plural.
- o habitat – os habitat;
- o superávit – os superavit;
- o deficit – os deficit.