Plural de há
O verbo haver, quando usado como verbo impessoal, com o sentido de existir, ocorrer, faz (horas, anos), só pode ser usado na 3.ª pessoa do singular, variando conforme o tempo e o modo verbais.
Como verbo impessoal, o “plural” (verbos na verdade não variam em número gramatical) da forma conjugada há corresponde à 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles/elas/vocês hão. Corresponde também, em menor medida, à 2.ª pessoa do plural do imperativo: haveis vós!
Veja também: tudo a ver ou tudo haver? e Há dez anos ou há dez anos atrás?
Haver: verbo impessoal
O verbo haver normalmente é usado como verbo impessoal. Nessas ocasiões, a Gramática Tradicional determina que ele ocorra sempre na 3.ª pessoa do singular, variando conforme o tempo e o modo verbais.
A forma conjugada há corresponde à 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ela é a única que ocorre nesse tempo verbal quando usada como verbo impessoal. Logo, estando o objeto da oração no singular ou no plural, o verbo permanecerá invariável.
- Há uma pessoa na sala.
- Há duas pessoas na sala
- Há um ano eu fui a Barcelona.
- Há dois anos eu fui a Barcelona.
Haver: verbo pessoal
Em outras ocasiões, no entanto, o verbo haver é usado como verbo pessoal. Nesse sentido, ele é conjugado em todas as pessoas verbais que os verbos em geral podem ser conjugados. Por outro lado, o verbo haver é extremamente irregular, apresentando mudanças em seu radical e em suas terminações, de um tempo verbal para outro e de um modo verbal para outro.
Sendo a palavra há correspondente à 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo, é natural pensar que o seu “plural” (verbos, na verdade, são invariáveis quanto ao número gramatical) corresponde à forma conjugada na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo.
- ele/ela/você há – eles/elas/vocês hão.