Plural de charlatão
Existem duas maneiras de se indicar o plural de charlatão: charlatãos ou charlatões. Ambas as formas estão corretas e são utilizadas pelos falantes.
Exemplos
- As pessoas que te passaram este remédio não passam de charlatões.
- As pessoas que te passaram este remédio não passam de charlatãos.
- Fui enganada por três charlatões.
- Fui enganada por três charlatãos.
Formação do plural
Na língua portuguesa há dois números gramaticais, sendo eles o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.
A regra geral de formação do plural postula que basta acrescentar a letra s à palavra no singular: casa – casas; escola – escolas etc. Contudo, as palavras terminadas em ão, possuem algumas especificidades na formação de seus respectivos plurais, existindo três possibilidades para o plural dessas palavras: -ões, -ãos, -ães.
Plurais formados por -ões
A maioria dos substantivos terminados em -ão formam o plural por meio do sufixo -ões, sendo essa a regra principal de formação de plural de tais substantivos. Exemplos: caminhão – caminhões; leitão – leitões; eleição – eleições etc.
Plurais formados por -ãos
As palavras terminadas em -aõ que formam plural apenas com o acréscimo da letra s são as paroxítonas, isto é, aquelas palavras em que a sílaba tônica (a mais forte) é a penúltima e em algumas oxítonas (quando a sílaba tônica é a última). Exemplos: cidadão – cidadãos; irmão – irmãos, etc.
Plurais formados por -ães
Não há uma regra específica para as palavras que formam o plural com ães, essa formação é puramente decorrência de uma questão etimológica. Alguns exemplos: pão – pães; cão – cães;escrivão – escrivães, etc.
Plurais formados por -ões ou -ãos
Há também as palavras que admitem mais de uma forma para o seu plural:
- anão – anões ou anãos;
- corrimão – corrimões ou corrimãos;
- guardião – guardiões ou guardiães;
- verão – verões ou verãos;
- …
Veja também: plural de cidadão, plural de cristão.