Plural de blitz
A forma mais correta de plural para a palavra blitz é blitze. No entanto, a forma blitzes é bastante usada. O substantivo blitz designa uma operação de inspeção por parte de agentes de segurança ou de trânsito nas vias públicas. Pode significar, ainda, qualquer operação feita de forma rápida, intensa.
Exemplos
- Foram realizadas várias blitze no fim do ano.
- Foram realizadas várias blitzes no fim do ano.
- O Governo e o Congresso realizaram blitze para votar o projeto.
- O Governo e o Congresso realizaram blitzes para votar o projeto.
Formação do plural
A palavra blitz é um estrangeirismo, ou seja, uma palavra tomada de outra língua (neste caso, o alemão), sem alterações na sua escrita. Normalmente, os estrangeirismos segues as regras de formação de plural de suas línguas de origem.
Sendo assim, o plural de blitz poderia ser blitze ou blitzen. Essa segunda forma (blitzen), no entanto, ocorre apenas no caso dativo, que existe no alemão, mas não existe no português. A forma blitze é usada em todos os outros casos do alemão, sendo, portanto, aquela recomendada para usar no português.
- blitz – blitze (provém do alemão);
- e-mail – e-mails (provém do inglês);
- campus – campi (provém do latim);
- barman – barmen (provém do inglês).
Plural alternativo: blitzes
Na maioria das vezes, no entanto, não é a forma blitze a adotada para o plural de blitz. No seu lugar, muitos falantes e até muitos meios de comunicação optam pela forma blitzes. Essa forma não tem correspondência no alemão, mas segue o princípio de formação do plural para as palavras do português terminadas em z, que é adicionar a terminação es.
- blitz – blitzes;
- giz – gizes;
- raiz – raízes;
- cruz – cruzes;
- arroz – arrozes.