Pelo ou pêlo
A forma correta de escrever a palavra é pelo, sem o uso do acento circunflexo. A grafia pêlo está incorreta e não deve ser utilizada na escrita.
O acento circunflexo era utilizado para diferenciar o substantivo pelo da contração pelo (per + o). Após o último Acordo Ortográfico, entrado em vigor no ano de 2016, o acento diferencial foi abolido e não está mais em uso.
A palavra pelo pode funcionar na frase como um substantivo ou como uma contração entre a preposição per e um artigo, mas será sempre escrita da mesma maneira.
Pelo como substantivo
Quando funciona como substantivo masculino a palavra refere-se aos elementos filamentosos da pele, ricos em ceratina, que se distribuem por quase toda a superfície do corpo.
Pode também designar o conjunto de pelos de um mamífero ou uma camada de penas, nesse caso, sendo sinônimo de penugem.
Exemplos com pelo
- Algumas pessoas possuem muitos pelos no rosto.
- Os pelos do meu gato estão caindo muito.
- Aquela ave tem pelos lindos.
Pelo como contração
A palavra pelo também pode funcionar na frase como uma contração. Nesse caso, ela é oriunda da junção da preposição per com o artigo definido o/a: per + o = pelo / per + a = pela.
Quando funciona como preposição, a palavra pelo pode assumir dois sentidos distintos.
O primeiro significado,e o mais usual deles, é o sentido de através, ao longo, por causa, a favor de algo determinado, conhecido e já citado anteriormente.
A palavra pode significar também trocar alguma coisa por outra.
Exemplos com pelo
- As garotas nadaram pelo rio.
- Ganhamos o prêmio pelo nosso trabalho.
- Trocou o seu presente pelo da mãe.