Pária, pário ou páreo
As palavras pária, pário e páreo estão escritas corretamente e são amplamente utilizadas na língua portuguesa. Contudo, cada uma delas tem um significado próprio e diferente devendo-se tomar cuidado com o seus respectivos usos.
Pária
A palavra pária é um substantivo masculino que, na Índia, designa um indivíduo não pertencente a qualquer casta, considerado impuro e desprezível pela tradição cultural hinduísta. Por extensão a esse significado, a palavra é utilizada para designar uma pessoa mantida à margem da sociedade ou excluída do convívio social.
Exemplos com pária
- Ele sempre foi e sempre será um pária.
- Não quero que nenhum pária venha mendigar perto de mim.
Pário
Pário pode ser empregada nas frases como um substantivo ou como um adjetivo. Em ambos os casos pário se refere a algo relativo a Paros, uma ilha grega. Na Antiguidade Clássica, Paros era um centro importante com escolas populares de escultura. Atualmente é um grande ponto turístico da Grécia. Pário designa então aquele que nasceu em Paros.
Exemplos com pário
- Tenho um tio pário, nascido na ilha de Paros de um pai grego e uma mãe brasileira.
- O instituto pário de escultura é riquíssimo.
Páreo
A palavra páreo é um substantivo masculino que designa uma corrida a pé ou a cavalo em que os concorrente partem aos pares. De maneira figurada, designa qualquer disputa por alguma coisa desejada também por outros, sendo sinônima de competição e emulação.
Exemplos com páreo
- Tenho certeza de que você não é páreo para mim.
- Saberemos se serão páreos com nós nessa disputa depois do fim.