Papeis ou papéis

A forma correta da palavra é papéis.

A forma correta de escrita da palavra é papéis, com acento agudo na letra e. A forma papeis está incorreta devendo, pois, não ser utilizada.

Papéis

A palavra papéis é classificada como um substantivo masculino e representa a forma pluralizada do substantivo papel. Na língua portuguesa, os substantivos podem apresentar duas flexões de número: o singular e o plural.

Os substantivos são flexionados no singular quando designam um ser único ou um conjunto considerado como um todo e, quando estão flexionados no plural, designam mais de um ser ou mais de um conjunto orgânico.

A regra geral para a formação do plural indica que o plural dos substantivos terminados em -al, -el, -il, -ol e -ul é formado pela substituição do -l por -is: animal – animais; móvel – móveis; farol – faróis.

A palavra papel, quando pluralizada, irá receber o acento agudo em sua última sílaba porque ela é uma palavra oxítona. Isto é, a sílaba tônica de papel é a última (pel). Segundo as regras de acentuação, as palavras oxítonas terminadas com ditongos abertos éi, éu e ói serão acentuadas.

A palavra papel designa um pedaço de folha usada para escrita. Também indica a parte que cada ator ou atriz representa no teatro, cinema, televisão etc. Pode significar ainda o dever ou a obrigação legal que determinada pessoa desempenha ou cumpre.

Exemplos com papéis

  • Preciso organizar meus papéis da faculdade.
  • A peça teatral que vi ontem tinha apenas dois papéis.
  • São papéis dos pais educar e alimentar os filhos.
  • De quantos papéis você irá precisar para imprimir o seu trabalho?