Nessa ou nesta
As palavras nessa e nesta estão corretas, contudo as regras para a utilização de cada uma delas são diferentes. Nessa e nesta são formas do pronome demonstrativo essa(e) ou esta(e) quando combinados com a preposição em: em + essa(e) = nessa(e); em + esta(e) = nesta(e).
Nessa
A palavra nessa é oriunda do pronome demonstrativo essa combinado com a preposição em. Os pronomes demonstrativos são utilizados para situar a pessoa ou a coisa designada em relação às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo.
O pronome essa(e) e, consequentemente, a forma nessa(e), é utilizado para indicar algo que está perto da pessoa a quem se fala, isto é, que está longe da pessoa que fala.
Quando situa algo no tempo, nessa é utilizado para designar algo que está em um momento passado ou futuro com relação à época em que se coloca a pessoa que fala.
Os demonstrativos também são utilizados para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou algo que se vai mencionar. O pronome nessa é utilizado para retomar algo que por nós foi antes mencionado. Quando nos referimos ao que foi dito pelo nosso interlocutor também utilizamos nessa, nesse, essa, esse, isso.
Exemplos com nessa
- Você fica o dia todo sentada nessa cadeira enquanto eu faço tudo.
- Nessas últimas semanas me senti muito mal.
- Nessa vida que há pela frente ainda serei muito feliz.
- Já disse que não aceito vender fiado, nesse ponto sou imutável.
Nesta
A palavra nesta também é oriunda de um pronome demonstrativo combinado com a preposição em: em + esta = nesta. O pronome demonstrativo esta e suas formas derivadas, como nesta, possuem as mesmas funções nas frases.
Nesta(e) deve ser empregado para indicar que algo está perto da pessoa que fala. Também é utilizado para indicar o tempo presente em relação à pessoa que fala.
A forma nesta(e) também é empregada para chamarmos a atenção sobre aquilo que dissemos ou que vamos dizer.
Exemplos com nesta
- Nesta mesa eu faço os meus estudos.
- Nesta tarde vou ir à praia.
- É nesta questão que vejo problemas: a falta de respeito para com os professores.
- “Minha tristeza é esta: a das coisas reais.” (Fernando Pessoa)