Murmurinho ou burburinho
As duas formas existem no português e estão corretas. Elas têm o mesmo significado e podem ser usadas da mesma forma, embora burburinho seja mais utilizado que murmurinho.
Murmurinho e burburinho
Murmurinho e burburinho são substantivos masculinos. Murmurinho é formado a partir da palavra murmúrio, ao qual é acrescido o sufixo -inho, que indica diminutivo. Murmúrio significa um ruído confuso ou baixo, normalmente realizado de forma contínua. Murmurinho é, portanto, um murmúrio pequeno, mas pode ser usado com o mesmo sentido de murmúrio. Seu uso mais frequente, na verdade, é para indicar o som baixo, contínuo e confuso que um grupo de pessoas faz. Mas pode também indicar outros tipos de ruídos leves e contínuos, como o murmurinho do vento ou da água, por exemplo. Pode ainda ser usado para designar uma confusão, uma desordem qualquer.
Burburinho tem exatamente o mesmo significado e os mesmos usos que murmurinho. O mais provável é que a palavra tenha se formado a partir de murmurinho, pela troca das consoantes m por b.
Exemplos com murmurinho e burburinho
- O burburinho dos alunos fez o professor interromper a lição.
- Não me agrada nada ouvir o murmurinho do povo ao meio-dia.
- O vento bate na janela e faz um burburinho gostoso de ouvir.
- Depois do pronunciamento, o murmurinho começou na multidão.