Bucha ou buxa
Segundo as regras da gramática normativa da língua portuguesa, a maneira correta de escrita da palavra é bucha, com ch. A escrita buxa, embora apresente a mesma estrutura sonora, está incorreta e não deve ser utilizada na escrita.
Bucha
A palavra bucha é um substantivo feminino utilizado para nomear, principalmente, uma esponja usada para a limpeza da louça ou para a limpeza da pele no banho ou uma peça usada para a fixação de um parafuso num furo. A palavra bucha tem uma significação variada e pode indicar também uma espécie de planta trepadeira e o seu fruto, bem como uma espécie de rolha usada para tapar furos, orifícios e fendas.
Exemplos com bucha
- Bucha vegetal é ótima para lavar a louça e também para usar no banho, além de ser ecológica.
- Preciso de um bucha tamanho oito para fixar o parafuso.
- Se usarmos uma bucha vamos conseguir tapar esse furo.
A palavra bucha também é utilizada, em menor escala, para indicar: o material usado para comprimir a carga nas armas de fogo, material com combustível usado em balões de ar quente, peça usada para impedir a passagem ou entrada de água, revestimento isolante e protetor, entre outros.
- A bucha do canhão está estragada e o funcionamento da arma prejudicado.
- Pode-se utilizar uma bucha para impedir o desgaste da peça que controla o volume de água da máquina de lavar.
Bucha tem sua origem na palavra francesa bousche e, em função de sua etimologia, a palavra deve ser escrita com ch e não com x.
Veja também: mexer e mecher, deixar e deichar.