Microorganismo, microrganismo ou micro-organismo
Com o acordo ortográfico da língua portuguesa, promulgado em janeiro de 2009, consideram-se como versões corretas e aceitáveis microrganismo ou micro-organismo, sem qualquer prejuízo de sentido e ficando a escolha sob preferência do usuário, entretanto, a forma micro-organismo é mais usual.
Microorganismo, por conta do acordo, tornou-se uso incorreto e, assim, evitável nossa língua.
A expressão microrganismo ou micro-organismo é formada pelo prefixo micro-, indicativo de tamanho microscópico, e pelo substantivo masculino organismo, gerando dessa forma termo que significa organismo, ser vivo de tamanho microscópico, nome muito usado no campo biológico e das ciências naturais.
Exemplos com microrganismo ou micro-organismo
- No lago descoberto abaixo da geleira, encontraram-se vários micro-organismos.
- Muito da evolução da humanidade foi estudado com base nos microrganismos.
A regra que rege a hifenização em micro-organismo é a mesma regra que estabelece a grafia dos prefixos que indicam tamanho. Todos os prefixos que indicam tamanho podem ser separados da palavra seguinte por meio de hífen se o termo sequencial iniciar por h ou pela mesma letra do final do prefixo. Note as ocorrências:
- Micro-ondas
- Mega-abertura
- Macro-operação
- Mini-herói
Nos outros casos, quando não há ocorrência de h ou mesma vogal entre letra final do prefixo e letra inicial da palavra seguinte, juntam-se os termos, ocorrendo um processo de composição por justaposição (junção entre duas palavras sem perda de fonemas). Analise as frases abaixo:
- Fui convidada para um megaevento na próxima semana.
- Será necessário fazer uma minioperação para resolver o problema.
- Na verdade, a grande festa tão anunciada era simplesmente um minievento.
Na ocorrência de r ou s iniciais na palavra após o prefixo, será necessário dobrar a consoante r ou s. Observe as sentenças com os vocábulos:
- Hoje, não há mais nenhum problema em se usar minissaia na rua.
- A macrorregião de São Paulo necessita de melhorias urgentes.