Mexendo ou mechendo
A forma correta de escrita da palavra é mexendo, com a letra x. A palavra mechendo está incorreta e não existe na ortografia da língua portuguesa, devendo, portanto, não ser utilizada.
Mexendo
A palavra mexendo é a forma nominal de gerúndio do verbo mexer. O gerúndio dos verbos é utilizado para expressar uma ação que se desenvolve ao longo do tempo, que foi iniciada e ainda não chegou ao seu fim.
Veja também: mexer ou mecher.
O verbo mexer tem o significado de indicar o ato de revolver ou agitar o conteúdo de algo. Também indica a ação de colocar-se em movimento, fazendo sair da posição original. Assim, é sinônimo de mover-se ou deslocar-se.
Exemplos com mexendo
- É preciso ficar mexendo o brigadeiro até ele ficar no ponto.
- Estou mexendo a sopa para que ela não grude no fundo da panela.
- Preciso organizar um evento e vou ficar me mexendo o dia todo.
- Se você ficar mexendo no cabelo o penteado não durará nada.
É comum a confusão entre a escrita de palavras com x e ch, uma vez que o x apresenta som de ch em diversos casos. Existem algumas regras que podem nos ajudar a resolver tais dúvidas, entretanto sempre há exceções às regras na língua portuguesa. Portanto, a dica é estar sempre em contato com a linguagem escrita, seja por meio da leitura de jornais e artigos seja por meio de filmes e séries legendados, para se desenvolver uma boa memória visual da língua.
Há algumas regras principais sobre o uso do x que podem ajudar:
- Após a sílaba me quando é a sílaba inicial da palavra: mexendo, mexilhão, mexer, mexerica, mexerico, mexicano, remexer, etc.
Exceção: mecha (de cabelo) - Após ditongos: caixa, deixar, paixão, faixa, desleixado, rouxinol, eixo, baixo, frouxo, etc.
- Quando a primeira sílaba da palavra é en: enxugado, enxerga, enxofre, enxaqueca, enxertar, enxame, enxoval, enxotar, enxurrada, etc.
Exceções: As palavras enchente e encher não seguem o mesmo processo, pois são derivadas de cheio. O mesmo acontece com encharcar, que vem de charco; enchapelar, derivada de chapéu etc.