Meses ou mêses
A forma correta para a escrita da palavra é meses, grafada com s e sem o uso do acento circunflexo na primeira sílaba. A palavra meses é um substantivo masculino que se refere as doze divisões em que é dividido o ano civil no calendário.
Essa divisão é feita a cada trinta dias, onde são dispostas as doze partes do ano um após o outro. A palavra meses é encontrada na língua portuguesa quando flexionamos o termo mês no plural.
Veja também: Plural de mês.
Sabemos que na língua portuguesa há a ocorrência de dois números que são o singular e o plural. Quando um substantivo indica apenas um ser ou objeto dizemos que ele está na sua forma singular. Mas quando o substantivo indica mais de um ser ou objeto podemos afirmar que essa palavra encontra-se flexionado no plural.
Para obtermos a formação do plural dos substantivos utilizamos uma das regras para formação do plural que é o acréscimo da letra S junto com a palavra que esteja no singular.
É claro que essa regra não é válida para todos os substantivos da língua portuguesa como é o caso da palavra mês. A formação do plural da palavra mês acontece quando se acrescenta a desinência -es junto a palavra mês.
Utilizamos essa desinência porque, segundo uma das regras de formação do plural, todas as palavras terminadas em -s deverão ser pluralizadas com o acréscimo de -es. Observe:
- Mês: meses
- País: países
Exemplos com meses
- Os meses mais quentes do ano são dezembro e janeiro.
- Estou a meses esperando uma resposta das autoridades.
É preciso ficar atento com algumas palavras da língua portuguesa que mesmo terminando com a letra s permanecem invariáveis quando são passadas para o plural. É o caso de lápis e óculos, por exemplo. Só é possível pluralizar essas palavras passando para o plural um determinante que as acompanha. Observe:
- Os lápis
- Os óculos