Mal ou mau
As palavras mal e mau estão escritas corretamente e ambas existem na língua portuguesa. Apesar disso, essas palavras são utilizadas em contextos diferentes e assumem significados distintos.
Precisamos identificar o significado de cada uma para evitar erros de escrita.
Mal
A palavra mal é frequentemente utilizada pelos falantes do português. Ela assume diferentes significados e pode atuar na frase como um advérbio, um substantivo ou uma conjunção.
Como advérbio, a palavra mal se refere ao modo que algo foi feito, indicando que uma ação foi realizada de modo errado, de modo insuficiente ou de modo indevido. Nesse caso, é sinônimo de incorretamente ou erradamente.
Quando assume a função de substantivo, mal significa algo nocivo, prejudicial, sofrimento, maldade etc. Como conjunção temporal mal tem o sentido de indicar que assim que algo aconteceu em seguida se deu outro fato.
Exemplos com mal
- Fez o trabalho muito mal. (advérbio)
- A insônia me provoca um grande mal. (substantivo)
- Mal cheguei de viagem e tive de sair para resolver algumas pendências. (conjunção)
- Ela se veste muito mal. (advérbio)
Mal é o oposto de bem, portanto, sempre que houver dúvidas faça a substituição: Fez o trabalho muito bem.
Mau
A palavra mau, escrita com a letra u, é sempre empregada como um adjetivo. Seu significado é o de qualificar algo como ruim, imperfeito ou causador de prejuízos.
Por ser um adjetivo é uma palavra variável, sendo o seu plural maus e o seu feminino má.
Exemplos com mau
- Falar palavrão é um mau exemplo para as crianças.
- A personagem principal do filme é muito má.
- Teve um encontro muito mau.
Mau é o oposto de bom, portanto, para saber se a utilização está correta faça a substituição: Teve um encontro muito bom.