Mal-entendido ou mau-entendido

A forma correta da expressão é mal-entendido.

A forma correta de escrita da expressão é mal-entendido, com a palavra mal. A grafia mau-entendido está incorreta e não deve ser utilizada. Para evitar tal erro de escrita, precisamos saber a diferença entre as palavras mal e mau.

Mal-entendido

A expressão mal-entendido pode ser empregada como um adjetivo ou como um substantivo. Quando atuar como adjetivo irá qualificar algo ou alguém que forma uma opinião equivocada das coisas, bem como algo que foi mal avaliado.

Quando atua como substantivo, designa a divergência de interpretação quanto ao sentido de uma palavra, ação, ordem etc. Pode também designar um desentendimento ou conflito, sendo sinônimo de briga.

Exemplos com mal-entendido

  • Podemos encontrar uma forma de resolver este mal-entendido.
  • O que eu disse foi mal-entendido.
  • Houve um mal-entendido no bar e algumas pessoas se machucaram.

As palavras mal e mau existem na língua portuguesa. Mal é o oposto de bem, enquanto que mau é o oposto de bom. Para saber qual forma utilizar, mal ou mau, devemos substituí-las pelo seu respectivo oposto: mal-entendido/bem entendido.

Expressões semelhantes à mal-entendido serão sempre escritas com a palavra mal: mal-acostumado, mal-acabado, mal-aconselhado, mal-agradecido, mal-aventurado etc.