Lustre ou lustro
As duas formas existem e podem ser usadas. Lustre e lustro podem ser usadas como sinônimos, mas elas também possuem significados e usos particulares.
Lustre
O substantivo lustre é usado sobretudo para designar um candelabro de vários braços que é pendurado no teto. Pode também ser usado para designar um brilho, concretamente, ou um brilho simbólico, o mesmo que fama, glória. Como brilho concreto ou simbólico, é sinônimo de lustre.
Lustre pode, ainda, ser usado como verbo, correspondendo à conjugação do verbo lustrar na 1.ª e na 3.ª pessoas do singular do presente do subjuntivo (que eu lustre, que ele lustre) e na 3.ª pessoa do singular do imperativo (lustre você!).
Exemplos com lustre
- O lustre desabou sobre a mesa, assustando todos os convidados.
- O sol produzia um forte lustre na superfície do lago.
- Devido às suas façanhas, o seu lustre reverberará pelos séculos afora.
- Ainda que eu lustre a prataria o dia inteiro, ela continuará suja.
Lustro
O substantivo lustro é usado principalmente no sentido de brilho, simbólico ou concreto, ou, mais especificamente, de brilho intenso. Além disso, lustro também apresenta os significados menos comuns de: período de cinco anos, o mesmo que quinquênio, e cerimônia da Roma Antiga realizada de cinco em cinco anos.
Lustro pode, ainda, ser usado como verbo, correspondendo à conjugação do verbo lustrar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu lustro. Lustrar significar dar brilho, dar luz, purificar, etc.
Exemplos com lustro
- O sol produzia um forte lustro na superfície do lago.
- Devido às suas façanhas, o seu lustro reverberará pelos séculos afora.
- Um cordeiro foi sacrificado durante o lustro.
- Eu lustro a prataria da casa todos os dias.