Lasso ou laço
As palavras lasso e laço estão corretas e ambas existem na língua portuguesa. Contudo, são palavras que têm o significado diferente e devem ser usadas em contextos comunicacionais específicos.
Lasso
A palavra lasso é classificada morfologicamente como um adjetivo e apresenta significados variados. Lasso pode caracterizar algo ou alguém como fatigado, esgotado e cansado. Designa também aquilo que oscila e que não está devidamente amarrado, encontrando-se bambo e frouxo. Pode indicar o gasto de um objeto oriundo pelo atrito bem como a dilatação e distensão de algo.
De modo figurado, lasso se refere aos maus costumes de alguém, sendo sinônimo de devasso e dissoluto. Ainda figuradamente, caracteriza aquilo ou aquele que foi dominado por aborrecimento e se encontra desgostoso e aborrecido.
Exemplos com lasso
- Ele está completamente lasso depois de subir e descer morros o dia inteiro.
- Este fio está lasso e a qualquer momento irá rebentar.
- O parafuso do quadro está lasso, preciso apertá-lo novamente.
- Comi tanto que sinto meu estômago lasso!
- Não aceito esses costumes lassos na minha casa!
Laço
Laço é uma palavra classificada morfologicamente como um substantivo masculino que designa um nó corredio facilmente desatável, com uma, duas ou mais alças. Refere-se também a uma armadilha ou rede para apanhar caça, bem como a um estratagema elaborado para lograr alguém. A palavra laço também designa um pacto existente entre indivíduos ou grupos para determinada finalidade, sendo sinônima de aliança, vínculo e união.
Exemplos com laço
- O laço dos seus tênis sempre se desfazia.
- Todos os dias prendia os cabelos com um belo laço azul.
- Ele tem um laço muito forte com a família.
- Estão unidos pelos laços matrimoniais.