Jeito ou geito
A forma correta desse substantivo é jeito em absolutamente todas as vezes em que ele aparecer. Isso significa que a grafia dessa palavra, diferente de alguns casos na Língua Portuguesa, não tem variação e o contexto em que ela aparece não influencia a forma como ela é escrita.
De origem latina, como a maior parte das palavras de nossa língua, jeito já era com J em sua versão original latina jactus e manteve a consoante inicial até os dias de hoje com a evolução da língua.
Jeito também pode ter mais de um significado em português, expressando tanto “forma, maneira” como “arranjo, solução”. Veja os exemplos:
Exemplos:
- Qual o melhor jeito de resolver o problema?
- Essa situação não tem mais jeito.
- Preciso dar um jeito no caso.
- Ela tem um jeito estranho de agir.
Mesmo o “jeitinho brasileiro” atenta à regra da escrita com J.
Jeito é sempre com J
O vocábulo jeito é derivado do verbo ajeitar, por isso, segue sua estrutura. A mesma regra de ortografia vale para outros verbos que têm substantivos derivados. Observe os pares na sequência para melhor compreensão:
- Ajudar (verbo) – Ajuda (substantivo)
- Arranjar (verbo) – Arranjo (substantivo)
- Despejar (verbo) – Despejo (substantivo)
- Jurar (verbo) – Juramento (substantivo)
A derivação é um recurso para formação de palavras que consiste em acrescentar sufixos (partícula depois do verbo), prefixos (partícula antes do verbo) ou sufixo e prefixo a fim de criar novas palavras. Frequentemente, acontece a derivação de um verbo para um substantivo, como vimos nos exemplos acima.
Um verbo que merece atenção especial com relação ao seu substantivo derivado é o verbo “viajar”. Mesmo com a presença do J, seu substantivo derivado será com G.
- Viajar (verbo) – Viagem (substantivo)
Por isso, para ser um bom usuário da Língua Portuguesa, é essencial considerar que há regras, mas há também exceções e devemos ter cuidado com ambas para não tropeçarmos na ortografia.