Item ou ítem
A única forma correta, de acordo com as regras da gramática, é item, sem acento agudo na vogal i.
O substantivo masculino item, usado no sentido de unidade de uma enumeração ou, em termos jurídicos, enquanto sinônimo de cláusula de uma causa, obedece às regras impostas para as palavras paroxítonas.
Palavras paroxítonas são aquelas que têm a penúltima sílaba tônica, devendo a contagem ser feita sempre da última sílaba para a primeira, dessa forma, a sílaba i em item é a sílaba tônica (sílaba mais forte, com maior impostação da voz), ainda assim, nem toda sílaba tônica recebe acento.
As palavras paroxítonas só serão acentuadas na ocorrência de terminarem em r, como em açúcar, l, como em têxtil, n, como em éden, x, como em tórax, ps, como em bíceps, ditongos nasais e -om, -ons, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos. O vocábulo item, terminando apenas em –m, não faz parte da regra e, por isso, não é acentuado em nenhuma situação de uso na língua portuguesa.
O mesmo acontece com outras palavras terminadas por –em no nosso idioma, como coragem, homem, vantagem, abordagem, paisagem, ordem, bem, linguagem, margem, homenagem, entre tantas outras, nenhuma delas recebe acento.
O plural de item é itens e, igualmente, não deve receber acento agudo pelos mesmos motivos já apresentados na explicação das palavras paroxítonas.
Exemplos com item
Para melhor exemplificação, seguem sentenças com o substantivo item ou itens:
- Neste supermercado, há muitos itens em oferta. Conseguimos economizar bastante.
- Fui até a loja de departamentos, mas nenhum item me interessou. Acabei saindo de mãos vazias.
Como foi possível observar, ao fazermos a alteração do singular para o plural, trocamos o m final de item pela consoante n. Tal troca faz-se absolutamente necessária por conta da estrutura sonora da língua portuguesa, uma vez que não há som equivalente ao encontro de ms em nossa língua, apenas a ns.