Inspirar e expirar
As palavras inspirar e expirar estão corretas e existem na ortografia da língua portuguesa. Contudo, elas possuem significados diferentes e devem ser utilizadas em contextos específicos.
Inspirar e expirar estão relacionadas principalmente com o ato de inserir e expelir ar dos pulmões, respectivamente. Ambas palavras são muito utilizadas e possuem outros significados distintos dos seus significados principais.
Inspirar
A palavra inspirar é classificada morfologicamente como um verbo. O seu significado principal refere-se ao ato de introduzir ar nos pulmões. Além disso, pode também designar o ato de exercer ou sofrer influência animadora; designar algo que estimula, com beleza e encanto, a criatividade de outrem; fornecer ou receber estímulo ou ideia; infundir sentimentos ou pensamentos.
Exemplos com inspirar
- Inspire devagar e profundamente para conseguir se acalmar.
- Segundo o cristianismo, Deus inspirou os profetas.
- O belo pôr do sol inspirou-a completamente.
- Os poetas do romantismo sempre tinham uma dama que os inspirava.
- A raiva inspirou-lhe os mais negros pensamentos.
Expirar
A palavra expirar é também um verbo que possui significação abrangente. Além de designar o ato de expelir o ar dos pulmões pelas vias respiratórias apresenta os seguintes significados: deixar escapar ou revelar algo; expressar ou demonstrar; exalar o último suspiro, morrer; chegar ao fim, terminar etc.
Exemplos com expirar
- Expire devagar e sinta o ar saindo do seu corpo.
- Enquanto conversava comigo deixou expirar várias queixas sobre o casamento.
- Sua feição sempre expirava tristeza.
- Pouco antes de expirar, disse que ia em paz.
- Amanhã irá expirar o prazo de matrículas dos cursos complementares.