Infraestrutura ou infra-estrutura
A forma correta de escrita da palavra é infraestrutura, sem a utilização do hífen. A forma infra-estrutura não deve ser utilizada na língua portuguesa, pois constitui-se como erro ortográfico.
Infraestrutura
A palavra infraestrutura é um substantivo feminino utilizada para designar o suporte, geralmente escondido ou invisível, que é base indispensável à edificação, à manutenção ou ao funcionamento de uma estrutura concreta ou abstrata, visível ou percebida racionalmente.
Na área de planejamento urbano, refere-se ao sistema de serviços públicos de uma cidade, como rede de esgotos, abastecimento de água, energia elétrica, rede telefônica, gás canalizado, entre outros.
Na filosofia, a palavra infraestrutura se refere ao conjunto das relações econômicas de produção que, no decorrer da história humana, tem servido de base às diversas formas de pensamento e organização da sociedade.
Exemplos com infraestrutura
- A infraestrutura deste condomínio foi muito bem planejada.
- O planejamento da infraestrutura é essencial na engenharia civil.
- Várias cidades do Brasil não possuem infraestrutura mínima para a população.
- A infraestrutura das escolas públicas está péssima.
- A infraestrutura material e econômica da sociedade determina as relações sociais.
A palavra infraestrutura é formada por derivação prefixal, isto é, insere-se um prefixo em uma palavra já existente na língua: -infra + estrutura = infraestrutura.
De acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico, a utilização do hífen só é necessária, na derivação prefixal, quando a segunda palavra for iniciada pela mesma vogal em que o prefixo é terminado ou quando a segunda palavra for iniciada pela letra h.
Exemplos sem hífen
- infraestrutura;
- infraclasse;
- infraconsumismo;
- autoafirmação;
- autoajuda.
Exemplos com hífen
- infra-acústico;
- infra-assinado;
- infra-humano;
- anti-herói;
- contra-ataque.