Impelir ou compelir

Impelir e compelir são sinônimas, mas podem apresentar sentidos particulares. Enquanto compelir se restringe mais a forçar, obrigar e arrastar, impelir também pode ser usado no sentido de instigar, estimular.

As duas formas existem e podem ser usadas como sinônimas. Enquanto compelir tem um significado mais abrangente, compelir costuma ser mais usada no sentido de forçar, obrigar e deslocar algo.

Impelir

Impelir é um verbo, derivado do latim impellere. A parte pellere significa forçar, empurrar. E é esse um sentido muito comum da palavra impelir, que também se aplica a um contexto abstrato, ou seja, forçar alguém a fazer algo. Impelir, no entanto, também é muito usado no sentido de estimular, instigar alguém a realizar algo. Impelir pode ainda significar lançar, projetar um objeto.

Exemplos com impelir

  • Devemos impelir as pessoas a aderir à nossa causa.
  • É preciso impelir com força a porta.
  • A miséria impele as pessoas a cometerem crimes.
  • A ogiva impele o foguete a uma velocidade superior à do som.

Compelir

Compelir é um verbo derivado do latim compellere. Essa palavra também possui o radical pelllere, e a isso se deve à semelhança no significado de compelir e impelir. Compelir, no entanto, não é usado no sentido de estimular, instigar alguém a fazer algo. Seu uso se restringe mais a forçar, deslocar, concretamente ou abstratamente.

Exemplos com compelir

  • Devemos compelir o governo a aceitar nossas reivindicações.
  • O vento compele os galhos da árvore.