Impeça ou empeça
As palavras impeça e empeça estão corretas e ambas existem na língua portuguesa. Contudo, são palavras que possuem significados diferentes e devem ser utilizadas em contextos distintos.
Impeça
A palavra impeça é classificada morfologicamente como um verbo e corresponde ao verbo impedir conjugado nas 1ª e 3ª pessoas do singular do tempo presente no modo subjuntivo (que eu impeça/que ele impeça). Quando conjugado na 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo o verbo impedir também apresenta a forma impeça (impeça você).
O verbo impedir é comumente utilizado com o sentido de indicar o ato de interromper ou atrapalhar uma atividade em andamento, é sinônimo de não permitir. Também pode assumir o significado de prender alguém pelos pés.
Exemplos com impeça
- Ele pediu que eu impeça o andamento da cerimônia. (subjuntivo)
- Será impossível que ela impeça o namoro da filha. (subjuntivo)
- Você, impeça-o de ir embora! (imperativo)
Empeça
A palavra empeça também é classificada como um verbo e corresponde ao verbo empeçar conjugado na 3ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (ele empeça) e na 2ª pessoa do singular no imperativo afirmativo (empeça tu). O verbo empeçar designa o ato de causar obstáculo ao acontecimento de algo. Indica também o ato de fazer estorvo, impedir, enredar e dificultar.
Exemplos com empeça
- Iremos pedir que ele empeça os planos da viagem.
- Ele não sabe falar sem empeçar a clareza do seu discurso.
Veja também: impessa ou impeça.