Houve ou ouve
As palavras houve e ouve estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, a simples inserção da letra h na palavra é capaz de alterar completamente o seu sentido. Para evitar erros de escrita, devemos saber quando utilizar cada uma dessas palavras.
Houve
A palavra houve é a forma do verbo haver quando conjugado na terceira pessoa do singular. O verbo haver é bastante utilizado com o sentido de existir, acontecer ou ocorrer e para indicações de tempo.
Quando é utilizado com essas acepções o verbo haver é impessoal, isto é, não tem sujeito. Assim, nesses casos, ele é sempre conjugado na terceira pessoa do singular.
Exemplos com houve
- Ontem houve uma grande tempestade.
- Houve um imprevisto que atrapalhou o andamento da pesquisa.
- Houve um tempo em que as coisas eram mais fáceis.
- Quando houve o último concerto da Orquestra Filarmônica?
Ouve
A palavra ouve, por sua vez, é uma das formas do verbo ouvir. Essa forma é obtida quando o verbo é conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo ou quando é conjugado na segunda pessoa do singular do tempo presente no modo imperativo.
O verbo ouvir refere-se ao ato de perceber os sons ou as palavras pelo sentido da audição, é sinônimo de escutar.
Também pode ser utilizado com o sentido de dar atenção a alguém e com o significado de obedecer ou seguir os conselhos de alguém.
Exemplos com ouve
- Ele ouve muito mal!
- Ela ouve música o dia inteiro.
- Sempre ouve os pedidos da população, mas não faz nada.
- Ouve os conselhos dos teus pais.
- “A gente escreve o que ouve – nunca o que houve.” (Oswald de Andrade)