Houve ou houveram
As palavras houve e houveram são formas conjugadas do verbo haver e ambas estão corretas. Contudo, é preciso saber quando o verbo haver é pessoal ou impessoal, isto é, quando possui ou não sujeito.
Houve
A palavra houve corresponde ao verbo haver conjugado na terceira pessoa do singular do tempo passado no modo indicativo. A forma houve é utilizada quando o verbo haver é impessoal e denota um fato localizado no tempo passado.
O verbo haver é impessoal, isto é, não apresenta sujeito e, portanto, não flexiona em número e pessoa, quando apresenta o sentido de existir; quando denota tempo decorrido e quando é sinônimo de acontecer ou realizar.
Exemplos com houve
- Houve muitos problemas em sua vida. (existir)
- Houve um tempo em que não existia o capitalismo. (tempo decorrido)
- Tivemos um imprevisto e ontem não houve apresentação da peça. (acontecer)
Houveram
A palavra houveram corresponde ao verbo haver conjugado na terceira pessoa do plural do tempo passado no modo indicativo. O verbo haver aceitará as flexões de número e pessoa quando for pessoalizado, isto é, quando tiver um sujeito sintático na frase.
O verbo haver é pessoal conforme o sentido que assume na frase. Haverá sujeito de haver quando o verbo: estiver em uma locução verbal; apresentar o sentido de pensar, julgar ou considerar; apresentar o sentido de proceder ou portar-se; for empregado no sentido de ter e/ou possuir e no sentido de obter, conseguir ou alcançar.
Exemplos com houveram
- As pessoas houveram-no por arrogante. (consideram; sujeito: as pessoas)
- Os manifestantes houveram-se bravamente. (portaram-se; sujeito: os manifestantes)
- Eles houveram muitas propriedades durante anos. (possuíram; sujeito: eles)
- Os alunos houveram boas notas nas provas finais. (conseguiram; sujeito: os alunos)