Havíamos ou aviamos
As palavras havíamos e aviamos estão corretas e existem na língua portuguesa. Essas palavras apresentam significados diferentes e devem ser utilizadas em contextos distintos. Havíamos refere-se ao verbo haver e aviamos ao verbo aviar.
Havíamos
A palavra havíamos corresponde ao verbo haver quando conjugado na 1ª pessoa do plural do pretérito perfeito no modo indicativo (nós havíamos). Nesse caso, o verbo assume o sentido de ter.
Exemplos com havíamos
- Já havíamos comprado um novo armário, não precisava de outro.
- Nós havíamos dito que hoje não teria aula.
- Já havíamos de ter conhecimento sobre isso!
O verbo haver é um verbo muito utilizado na língua portuguesa e possui diversas especificidades de uso. De maneira geral, o verbo haver pode ser pessoal ou impessoal, isto é, pode ou não apresentar um sujeito.
Impessoal: Quando o verbo haver é impessoal ele assume o significado de existir, nesse caso o verbo é sempre conjugado na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Há muitas casas nessa região.
Pessoal: Quando atua na frase como verbo auxiliar, o verbo haver tem o sentido de ter e é pessoalizado, isto é, pode ser conjugado em quaisquer pessoas gramaticais.
Exemplo: Nós havíamos parado de nos falar.
Veja também: havia ou haviam.
Aviamos
A palavra aviamos corresponde ao verbo aviar quando conjugado na 1ª pessoa do plural do pretérito perfeito no modo indicativo. O verbo aviar designa o ato de executar, efetuar, concluir, preparar, prover, despachar, entre outros. De maneira figurada, apesenta também o sentido de matar, assassinar.
Exemplos com aviamos
- Aviamos todas as tarefas dentro do prazo. (executar)
- Nós aviamos a transação com todos os sócios. (concluir)
- Nós aviamos uma nova receita para tratar a caspa capilar. (preparar)
- Ontem aviamos mais de quinhentas encomendas. (despachar)
Veja também: houve e houveram, houve e ouve.