Gostasse ou gosta-se
As duas formas existem e podem ser usadas. Gostasse e gosta-se, no entanto, correspondem a duas formas distintas de conjugar o verbo gostar e devem ser usadas em situações distintas.
Gostasse
Gostasse corresponde ao verbo gostar conjugado na 1.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu gostasse) e na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo (se ele/ela/você gostasse).
Gostasse contém a terminação normal para os verbos conjugados nessas pessoas e nesse tempo verbal: se eu falasse, se eu cantasse, se ele ouvisse, se ele comesse, etc.
Exemplos com gostasse
- Se eu gostasse de pizza, iria com vocês.
- Se ela gostasse de mim, não me ignoraria.
- Se você gostasse de Matemática, aprenderia mais rápido.
Gosta-se
Gosta-se corresponde ao verbo gostar usado como verbo pronominal (associado a um pronome oblíquo, nesse caso o pronome se) e conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele/ela/você gosta-se.
O verbo é usado com os pronomes oblíquos se e me para expressar que a ação recai sobre o próprio sujeito. No caso de o verbo estar na 3.ª pessoa do singular, como no caso de gosta-se, é comum utilizá-lo para expressar que o sujeito da oração é indefinido.
Exemplos com gosta-se
- Gosta-se de silêncio neste condomínio.
- Gosta-se de música e dança nesta casa.
- Gosta-se tanto, que acabou ficando sozinho.