Gordice ou gordisse
A forma correta do termo é gordice, com c. A palavra gordice ainda é um termo informal na língua portuguesa, sendo utilizada enquanto gíria, ou seja, é uma palavra não dicionarizada, mas de uso comum do falante de português.
Portanto, por se tratar do campo da informalidade, devemos evitar a aplicação do vocábulo em situações de uso normativo da língua, como entrevistas, provas oficiais, registros documentais, entre outros usos.
Exemplos com gordice
A palavra gordice faz referência a um alimento bastante saboroso, podendo ser doce ou salgado, porém com alto teor calórico, o que ajuda as pessoas a engordar, daí então a inspiração para o termo. Vamos a alguns exemplos com o substantivo:
- Meu Deus! Não vou nem entrar nesta doceria. Aqui tem muita gordice.
- Estou louca para comer uma gordice hoje.
- Preciso fazer uma dieta. Comi muita gordice semana passada.
Em certos contextos, é possível usar o vocábulo gordice de forma ofensiva, pejorativa, para indicar um comportamento inadequado de alguém acima do peso. Analise o exemplo:
- Além de ser gordo, você só faz gordice. Nunca consegue acertar uma (ou seja, gordice aqui foi usado como sinônimo de ações inadequadas de uma pessoa de peso elevado).
Existem várias formas de criarmos novas palavras em língua portuguesa. Um dos processos mais utilizados para tal fim é o processo de derivação, que consiste em criamos outros termos a partir de um radical, de uma palavra base. É exatamente esse processo pelo qual a palavra gordice passa. Ela é formada a partir do adjetivo gordo com sufixo -ice, gerando assim gordice.
O acréscimo do sufixo –ice para criarmos vocábulos inéditos é algo comum em nosso idioma, lembre, por exemplo das palavras criancice (substantivo criança + sufixo ice), burrice (adjetivo burro + sufixo ice), chatice (adjetivo chato + sufixo ice), entre outras possibilidades.