Ganho ou ganhado
As palavras ganho e ganhado estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, são utilizadas em contextos diferentes e produzem sentidos distintos.
Ganho e ganhado são formas verbais conjugadas do verbo ganhar. O verbo ganhar é utilizado com o sentido de indicar o ato de adquirir ou receber algo mediante trabalho, negócio ou atividade. Também indica o recebimento de algo por merecimento.
Ganho
A palavra ganho é uma das formas conjugadas do verbo ganhar. Obtém-se a forma ganho quando o verbo é conjugado na primeira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (eu ganho). A forma ganho também corresponde ao particípio passado do verbo ganhar.
Desse modo utiliza-se a palavra ganho em dois casos: para indicar uma ação que ocorre no momento presente ou, em uma locução verbal, indicar uma ação já concluída no tempo passado.
A palavra ganho também pode atuar na frase como um adjetivo ou um substantivo, dependendo do contexto em que esta inserida. Como adjetivo se refere a algo que se ganhou e como substantivo se refere a um proveito, uma vantagem ou um lucro.
Exemplos com ganho
- Hoje eu ganho mais do que há alguns anos porque tenho mais experiência. (presente do indicativo)
- Achei que ele já tivesse ganho algum prêmio. (particípio passado)
- O colar ganho não era valioso. (adjetivo)
- O ganho na venda foi altíssimo. (substantivo)
Ganhado
A palavra ganhado corresponde ao particípio passado do verbo ganhar. O verbo ganhar possui particípio irregular, isto significa, que há mais de uma forma para expressar o seu particípio: ganho e ganhado.
O particípio é utilizado na formação de tempos compostos (locuções verbais) para indicar uma ação que foi finalizada num tempo passado. Normalmente, esta forma é utilizada na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver: tinha ganhado, haver ganhado, havia ganhado etc.
Exemplos com ganhado
- Achei que com essa idade ele já teria ganhado maturidade.
- A atleta já havia ganhado três medalhas no ano de 2016.
- Havia ganhado o jogo e mesmo assim permaneceu triste.