Fragrante ou flagrante
As palavras fragrante e flagrante estão corretas e ambas existem na língua portuguesa. São, contudo, palavras que possuem significados diferentes e, consequentemente, contextos de uso distintos.
Fragrante
A palavra fragrante é classificada como um adjetivo cujo significado caracteriza ou qualifica aquilo ou aquele que exala cheiro agradável, é sinônimo de perfumado. É um adjetivo de dois gêneros, isto é, apresenta a mesma forma quando se refere a um substantivo masculino ou feminino.
Exemplos com fragrante
- No seu quintal há rosas fragrantes.
- Você está sempre muito fragrante.
- Acho exagero vir tão fragrante para o colégio.
Flagrante
A palavra flagrante, por sua vez, também é classificada como um adjetivo de dois gêneros. É utilizada para caracterizar aquilo que se reconhece facilmente, que é manisfesto, evidente e incontestável. Também assume o sentido de instante, momento ou ensejo. Quando utilizado na expressão “em flagrante”, o adjetivo indica o momento em que se pratica algo.
Exemplos com flagrante
- Durante a atuação, mostrou uma perícia flagrante a todos nós.
- A fotografia grava flagrantes da vida.
- O ladrão foi pedo em flagrante pela polícia.
Há outras palavras na língua portuguesa que, com a alteração de um letra, sofrem alterações de significação, como: azar e asar, vaso e vazo, espirar e expirar, vultuoso e vultoso, estrato e extrato, entre outras.